Alegria e aprendizados na Colônia de Férias Curumim O-Made 2014

Reunidos na Comunidade MoradaDaPaz, aproximadamente 50 crianças de Triunfo, Montenegro e Porto Alegre tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiencias em um ambiente de mata protegida e de respeito a todos os seres.

ciranda da fogueira

As atividades propostas pelo Ponto de Cultura Omorode e CoMPaz foram bastante diversificadas, priorizando o brincar, mas contemplando também o aprendizado. As crianças e pre jovens, depois de acolhidos na ciranda da fogueira e fazerem a trilha na mata, participaram da montagem das barracas na área de camping, auxiliaram no preparo do alimento vegetariano, cortando as frutas, legumes e temperos.

brincadeiras

Também aprenderam sobre plantio na horta, colheram saladas e temperos, ajudaram a alimentar os animais, coletaram lenha, vivenciaram o cuidado com os ambientes onde vivemos, exercícios chamados de preces praticas.

preces práticas - plantio

Entre as preces praticas e os banhos de açude, brincadeiras de roda, jogos e cantos, tirolesa e trilha, , aconteceram oficinas de dança e yôga, artes criativas como confecção de olho de deus, bonecas abayomi, abajur e mobile de palitos, colagem com filtro de café, dobradura, fuxico, leitura e contação de historia.

oficinas

Festa e cinema também fizeram parte da programação, e a Colonia de Férias foi encerrada com um show muito animado de uma banda formada por 3 meninos que apresentaram musicas próprias e de outros compositores nacionais e internacionais.

show

A Colônia de Férias é sempre muito animada e divertida. Neste ano, as crianças da Vila Pimenta, de Triunfo,  também participaram dos 4 dias do encontro, brincando e aprendendo. Na Pimenta acontecem atividades como o Brincando, realizado pela ComPaz e por sua rede de educadores e colaboradores e é um dos espaços de atuação do Ponto de Cultura Omorodê. Já há muita expectativa e ideias para a Colônia de Férias do próximo ano,  com muita chuva de luz e alegria. 

Gratidão a todos que participaram e contribuíram para a construção desse importante momento.

encerramento

Anúncios

Um comentário sobre “Alegria e aprendizados na Colônia de Férias Curumim O-Made 2014

  1. Tive o privilégio de ser convidada a participar de um dia na colônia e de algumas atividades, fiquei encantada, fomos muito bem recebidos por todos. O respeito entre as pessoas e a natureza é estabelecido através da alegria e disciplina. Maravilha. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s