Ipadê sobre nascer e viver

mães e filhos compaz

Nossa gratidão pelas importantes presenças no encontro do dia 18 de maio, onde foi apresentado o documentário “Renascimento do Parto”, Esse encontro faz parte de um movimento de valorização da vida, do qual a Comunidade Morada da Paz participa, vivenciando e propondo atividades e  trocas de conhecimentos sobre parto humanizado.

Na roda de troca de saberes e empoderamento apresentou-se mais uma vez a questão da saúde das progenitoras e dos pequenos seres que chegam. Por acreditamos que que este momento sagrado de chegada ao mundo físico demanda de procedimentos mais humanizados e maior respeito aos primeiros momentos da relação entre mãe e filhx, queremos dar continuidade a esses encontros, contribuindo no fortalecimento e empoderamento das mães – e também dos pais – para buscarmos outros jeitos de nascer e viver.

Recentemente foram autorizados pelo Ministério da Saúde procedimentos que tornam o nascimento mais humanizado no SUS. Entre as novas práticas previstas na nova portaria estão: a aproximação do recém-nascido com a mãe, sendo que ele é colocado no abdômen ou no tórax da progenitora de acordo com a vontade dela; o corte do cordão umbilical só será feito após a pulsação ter cessado e a amamentação da criança deve ser na primeira hora de vida. Mudanças bastante significativas que são, em grande parte,  resultado dos movimentos pelo parto humanizado.

Veja mais notícias sobre a nova lei do parto humanizado 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s