Terreiro de Chão Batido 2014

Primeiro, é o chamado da boca no ouvido. E, vem quem sente ecoá-lo no coração. O tambor expressa a força do encontro entre Orun e Ayie – NHANDERU-PATCHAMAMA ouvindo o batuque no compasso de um coração.

A saia rodada gira. A roda canta e bate palmas saudando com devoção e encantamento o anuncio de (RE)encontros. Segundo, e assim vai tomando forma – pessoas e eboras (ANJOS-ORISHAS) – celebrando em unidade e gratidãoseus saberes e fazeres no TERREIRO DE CHÃO BATIDO.

terreiro2014

Momento em que todos somos fortes em nossa diversidade (Povo Negro – Povo Indígena e todos os outros povos que atenderem o chamado do coração) – somos Muntu – é como o semba do mundo calunga batendo samba Kawo Kabiecile Kawo Okê arô oke!!!

Okê Aro! Ensinou a bater seu tambor e assim reverenciar e teimar por contar uma história que ninguém quer contar, por mostrar para os olhos o que muita gente não quer ver. É no TERREIRO DE CHÃO BATIDO, meu-teu-nosso ILE, que celebramos nossa ancestralidade na comida, na alegria da Da dor que ainda carregAMOS de África tão distante, o balanço das ondas, pois, somos filhas e filhos do ventre de um navio. Quem nos ouviu foi o vento no vazio. AGORA ESTAMOS AQUI!

AGO-YE MO JÙBÁ. NAMASTÊ ODIRÊ! AGUJEVETE!

Do ventre escuro de um porão Vou baixar no seu terreiro. Tão longe… Distante… É oceano sem fim sem amor, sem irmão – E quem é você? Ê KAÔ!

Quero ser seu tambor, sua voz, seu sorriso, seu olhar, a luz das estrelas. A alma de cada folha. Quem somos nós no Terreiro de Chão Batido?!

– Ipade (rodas de conversas ao pé do BAOBÁ), contando e ouvindo nossos itans;

– Comida sagrada sendo partilhada desde o seu preparo pelas Yás;

– Dança que expressa o ÀȘξ‛;

– Canto que evoca orin (orações);

– Abraço, saudação, sAgrado

Assim é o TERREIRO DE CHÃO BATIDO – ILÈ ALÀÁFÌÁ, `AȘξ‛!

Dia: 13-14-15 de JUNHO DE 2014

HORÁRIOS:

13/06 (INICIO)  CHEGANÇA = A PARTIR DAS 12h

14/06 (RE)ENCONTROS

15/06  IPADE (ENCERRAMENTO) = A PARTIR DAS 12h

 Como vestir:

  • Roupa clara ou branca

O que trazer:

  • Para partilhar: frutas
  • Para trocar: objetos; elementos.
  • Para expor: artesanato

Como Chegar:

  • Ônibus (rodoviária de Porto Alegre, Box 2, empresa Fátima, linha entrada de Montenegro, custo R$ 8,65- descer na entrada do Benfica primeiro refúgio após passar o Posto de gasolina ALE-informar ao fiscal-cobrador ou motorista para descer na Comunidade Morada da Paz.
  • Carro (vindo do sentido POA-Lajeado- pela Rodovia do Parque e entrar para Br 386 na placa que indica a direção ao Pólo Petroquímico- seguir pela BR 386 até o KM 410)
Anúncios

Um comentário sobre “Terreiro de Chão Batido 2014

  1. Olá amigos , infelizmente não poderei comparecer , aproveito para desejar um feliz encontro , com paz , alegria e muita fraternidade como caracteriza todos os encontros da Comunidade .Que bênçãos de amor e paz sejam presentes no coração de todos

    Lezi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s