Passando a limpo – Ponto de Cultura Omorodê visita Aldeia Mbyá Guarani

Considerando a importância do registro das ações e da trajetória cultural da comunidade, continuamos nossa sessão “Passando a Limpo”.

Em julho deste ano a Comunidade Morada da Paz / Ponto de Cultura Omorodê visitou a Aldeia dos Mbyá Guarani em Porto Alegre. Um contato importante e cheio de alegria, que proporcionou, especialmente para as crianças, momentos de troca de conhecimentos e vivência cultural. Além de brincadeiras, cantos e caminhada pelo território, puderam conversar bastante sobre o modo de vida de cada uma das comunidades. Shanti, do Ponto de Cultura Omorodê, ficou curiosa pra saber se havia na Aldeia uma horta e que plantas são cultivadas pelos Mbyá Guarani. Aprendeu que as plantas são usadas para a cura de doenças físicas e espirituais. Plantas para a alimentação também  são cultivadas no território.

Assim como a CoMPaz tem a CasaBio, os Mbyá Guarani tem a Opy, que é uma casa de barro onde são realizados os rituais da tribo. É nela que as sementes são abençoadas para a plantação. É na Opy que os tratamentos de cura acontecem. O barro é elemento sagrado pra o povo índio, assim como para o povo africano e afrobrasileiro.

Os povos índios e povos negros tem muitos elementos culturais parecidos, especialmente o respeito e a importância de elementos naturais nos rituais e na vida: as ervas e plantas de poder, a água, o fogo, o barro, a chuva, o sol e a lua. Somos parentes e parceiros na busca do respeito pelas nossas identidades e pela diversidade cultural.

20140715_13130520140715_12580520140715_141055

20140715_14053420140715_140838

Fotos: acervo da CoMPaz / Texto: Vania Pierozan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s