Aprendizado e alegria na Colônia de Férias 2015

Foi intensa e linda a  7ª edição da Colônia de Férias Curumin O-Madê. Aconteceram muitas trocas de conhecimento e alegrias entre as crianças e educadores, envolvendo participantes de Triunfo, Montenegro, Porto Alegre, Guaíba e Imbé.

chuva de luz

equipe eco educativa

A RESOL – Rede de Envolvimento Solidário e a Rede de EcoEducadores da CoMPaz auxiliaram na organização das atividades. Cuidadosos com a recepção e acomodação das crianças, harmonização de espaços das vivências, no preparo da alimentação vegetariana e equilibrada, na proposição de oficinas educativas e recreativas, as duas redes, juntamente com os moradores da Comunidade Morada da Paz e outros educadores voluntários que atenderam ao chamado para envolver-se, garantiram o sucesso de mais uma Colônia de Férias Curumin O-Madê.

abraço matinal

alimentação vegetariana

Abraço matinal pra começar o dia com as melhores energias e amor. A alimentação ao ar livre, ao pé da grande árvore ancestral  foi preparada com carinho e cuidado pra garantir o bem estar dos participantes. A alimentação, na CoMPaz é tratada como um rito de celebração e agradecimento à Mãe Terra.

alongamento oficina de dança

Alongamentos e exercícios de expressão e consciência corporal, propostos por Daysi e Álvaro, deixam as crianças preparadas para as vivências do dia!
capoeira  dança afro

A capoeira angola fez parte dessas vivências propostas. Kyzzi e Henrique estimularam a roda e compartilharam seus conhecimentos  sobre a capoeira. Berimbaus, chocalhos, palmas e cantoria embalam a ginga, os rabos de arraia, os AU’s, meias luas e outros movimentos de resistência e alegria!  A vivência de dança tribal, orientada pela educadora Mahira, estimulou a reflexão sobre a ancestralidade.

maracatu (3)  maracutu estandarte   ,

Na vivência de Maracatu, os educadores Carol e Gui  mostraram toques e apresentaram os instrumentos. Com a ajuda dos o-madês e a orientação dos educadores, todos tiveram a experiência de tocar alfaia, xequerê, caixa, gongue, ganzá, e sentir a força da batida do maracatu na apresentação do grupo O-madê de Pijama, da CoMPaz.

ciriculo do fogo contação de história

Ubuntu – Sou quem sou, pelo que nós somos. As rodas no círculo do fogo e na contação de itãs são um momento de aprendizado importante, onde todos tem a possibilidade, e são estimulados, com a doçura das palavras de Yashodhan, a olhar-se e partilhar afetos.

oficina hortahorta de todos nós

A Horta de Todos Nós tem a proposta de cultivo coletivo, sem agrotóxicos, com cantos de agradecimento e respeito à Mãe Terra. Baogan Rogério e Seu Pedro, com ajuda de outros educadores, como a Bruna, e dos o-madês (crianças) moradoras da ComPaz, criaram os canteiros da Colônia de Férias.

oficina encadernaçãomosaico

As educadoras Luana e Yasmine compartilharam seus conhecimentos e sensiblidades; propuseram oficinas de arte e criatividade, onde as crianças fizeram papel reciclado, encadernação, mosaico e  pintura em papel. A pintura no rosto transformou os o-madês em guerreiras e guerreiros.

IMG_0361

IMG_0357

Não poderia  faltar o banho de açude, que neste ano ganhou uma novidade muito divertida. Uma oficina de construção de prancha  de surt com garrafas pet, que a gurizada adorou! Sempre sob o olhar e cuidado dos adultos, os o-madês se refrescaram buscando o equilíbrio na  prancha, cada um do seu jeito.

IMG_0293

IMG_0256

Pra lembrar que fazemos parte de um “todo” muito maior do que estamos habituados a ver, a educadora Camila propôs vivência de observação das estrelas e oficina de confecção de uma nave espacial.

IMG_1125oficina de reciclagem  e arte

E aconteceu também o cortejo em defesa a todos os seres, pra lembrar que o meio ambiente somos todos nós, com faixa e cantoria. Cacau e Verinha levaram a mensagem na faixa.

em defesa do ambienteIMG_0401

Bioconstruída, acolhedora e viva! A Casa Bio foi um dos espaços onde aconteceram muitas das oficinas.

expressão corporal gentes flizes  

Foi montada biblioteca ao ar livre, um espaço de leitura e contato com livros infantis especiais, onde os povos negros e indígenas são protagonistas das HIstórias. Muito atentas, as crianças se concentraram na oficina de sensibilização musical.
leitura ofic musicalidade

Maristela trouxe pro território da CoMpaz uma tartaruga, que agora vive nas proximidades do lago. As crianças criaram os cascos de tartaruga, moldados de papel, que depois foram pintados e expostos na casa bio.  A  educadora aproveitou a oficina criativa pra conversar com as crianças sobre os seres que vivem na água doce e na água do mar.

oficina de máscara  tartaruga

Foi um encontro intenso. Foram promovidas também as oficinas de criação de brinquedos antigos. As crianças fizeram seus próprios saquinhos do jogo “cinco marias”, costurando sob orientação da Carol. Kizzy mostrou como fazer, contou a histórias das bonecas e encantou com as abayomis. Que venham muitos outros encontros preciosos assim!

IMG_0366IMG_0196

Nossa gratidão a todxs que contribuíram para o êxito da 7ª Colônia de Férias Curumin O-Madê!! ❤

colonia de ferias redes

Anúncios

5 comentários sobre “Aprendizado e alegria na Colônia de Férias 2015

  1. Trabalho maravilhoso!!!!!
    Gostaríamos de contar com o Cadeira de Leitura para a nossa Semana do Livro… para onde remeto e-mail?
    Chuva de luz!!!

  2. Parabéns a estas queridas pessoas que fazem do mundo um lugar melhor para vivermos, educando as crianças para o hoje!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s