Projeto OJÚ AYIÊ – Cuidando da Terra

Construindo Soberania e Segurança Alimentar em Triunfo/Montenegro-RS 

Promover a construção de Sistemas Agroflorestais como alternativa sustentável do ponto de vista socioambiental para o desenvolvimento de regiões de fronteira entre os municípios de Triunfo e Montenegro/RS foi o objetivo geral do Projeto Oju Ayiê, realizado pela CoMPaz com apoio do Fundo Socioambiental CASA de outubro/2014 a agosto/2015. Especificamente buscamos disseminar informações sobre a importância de sistemas agroflorestais como alternativas de plantios ecológicos para pequenos agricultores, posicionar ações de ensino e pesquisa de técnicas sustentáveis em pequenos espaços de terra, apoiar esforços para a geração de empreendedorismo socioambiental na biorregião e potencializar a integração de instituições e atores sociais fortalecendo alianças para futuras ações em prol da defesa ambiental e da sustentabilidade.

Ao iniciar as atividades em setembro de 2014, tivemos a possibilidade de implementar o plantio de várias espécies de frutíferas (bergamoteiras, laranjeiras, abacateiros, pitangueiras, araçás, ameixeiras, entre outras) e mudas nativas na área em reconstrução, local da CoMPaz com aproximadamente 1.500 metros quadrados outrora degradado pela presença de eucalipto há uma década. Esta área é vizinha a mata nativa, e o plantio nesse espaço buscou a constituição de um sistema agroflorestal. Também foram plantadas culturas da primavera, como aipim, batata doce, açafrão, inhame, amendoim, pepino, milho, abóbora, moranga, todas essas culturas já colhidas. Na mata nativa podemos realizar o plantio de chuchu e maracujá, tendo mais sucesso com esta última cultura.

Foto-0187

Batata-doce

Aipim saf compaz

Aipim

Maracuja compaz

Maracujá

No mês de novembro/2014 realizamos duas atividades na CoMPaz acolhendo jovens da região. Uma delas foi a Vivência Kilombola na semana da Consciência Negra, onde estudantes das escolas 05 de Maio e Etelvino de Araújo Cruz de Montenegro participaram da construção de hortas-mandala. A outra atividade realizada em novembro/2014 foi a vivência Uciriri (Construindo juntos) com a Comunidade terapêutica Recreo de Montenegro/RS, quando um grupo de jovens pôde realizar o manejo do sistema agroflorestal, percorreu a trilha na mata nativa identificando espécies da flora e dialogamos sobre consórcio de culturas e compostagem adaptadas a realidade rural em que se encontram.

trilha na mata

trilha na mata

Composto CoMPaz

Composto CoMPaz

Paralelamente a essas atividades, realizamos uma série de oficinas de agroecologia na Escola Etelvino de Araújo Cruz de outubro a novembro/2014, como atividade de extensão do projeto.

Mutirao etelvino

construção de horta mandala

Horta mandala etelv

vivência kilombola – horta mandala

Mandala etelv

Horta mandala construída pelos estudantes da escola Etelvino

No mês de fevereiro de 2015 durante a realização de nossa Colônia de Férias (11 a 15/02) tivemos a participação de crianças, jovens e adultos nas oficinas de agroecologia, plantando hortaliças, manejando o sistema agroflorestal e recebendo instruções sobre a aplicabilidade da permacultura no cotidiano de uma comunidade rural nessa biorregião.

Também em fevereiro de 2015 (19 a 22/02) realizamos uma visita ao Museu de Ciências Naturais da UFRGS em Imbé/RS, litoral norte do estado, possibilitando a 10 jovens engajados no Projeto conhecerem sobre o Sistema Agroflorestal existente no local, o processo de sucessão das espécies, além de realizarem uma vivência no mangue do Ceclimar/UFRGS.

Outras atividades desenvolvidas ao longo do Projeto foram o cultivo de plantas fitoterápicas no espaço Yurtdésica da CoMPaz, onde as crianças e jovens puderam conhecer e monitorar o crescimento de várias espécies que posteriormente serão transplantadas para o sistema agroflorestal. Algumas espécies foram aproveitadas para a produção de cosméticos naturais em oficina realizada na CoMPaz em abril de 2015, com a educadora Naieth Baggio da Silva.

Fitoterápicos

Fitoterápicos resultantes de oficina

No primeiro módulo do Sistema Agroflorestal estamos colhendo nesse momento repolho, couve, tomate-de-capote, alface, laranja, limão-cravo, salsa, cebolinha, espinafre, rúcula e alho porró.

Canteiro couve

Couve

Canteiro alho poró fev15

Alho Poró

Canteiros horta compaz

Horta agroecológica

Cebolinhas

Cebolinha

Fomos ousados na concepção dos objetivos deste projeto, mas ao recapitular todas as atividades realizadas na sua execução podemos perceber o quanto elas foram exitosas, deixando o sentimento de que conseguimos cumprir com aquilo que havíamos nos comprometido inicialmente! Gratidão a todos os parceiros que estiveram direta ou indiretamente envolvidos na sua execução, às escolas 05 de Maio, Etelvino de Araújo Cruz e Adão Martini de Montenegro, à Comunidade Terapêutica Recreo de Montenegro, ao Ceclimar/UFRGS e ao Fundo Socioambiental CASA que nos apoiou mais uma vez!

Chuva de Luz! Equipe CoMPaz.

Anúncios

Um comentário sobre “Projeto OJÚ AYIÊ – Cuidando da Terra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s