XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

convite

Entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro de 2015, acontecerá na cidade de Itacaré o XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, evento realizado pela Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré com objetivo de fomentar e difundir práticas educativas voltadas para a história e cultura afro-indígena com foco na infância e juventude.

A ação educacional denominada pedagoginga mobiliza mestres e mestras de saberes populares tradicionais e educadores de todo Brasil em prol da criação e fortalecimento de um modelo de educação que dê conta dos saberes ancestrais africanos, afro-brasileiros e indígenas através da ação artística, cultural, tecnológica, voltando-se para o empoderamento coletivo do povo negro enquanto movimento de união de africanos em diáspora. As atividades culminam na celebração religiosa do Caruru de Ibeji.

O tema ‘‘Bonecos e Ancestralidade’’ tem por objetivo promover os bonecos (gigantes, fantoches, marionetes, etc.) enquanto brinquedos ancestrais de educação infantojuvenil, onde a ludicidade assume papel fundamental no processo de aprendizagem e formação identitária. Além disso, os bonecos são historicamente marcantes para a instituição proponente, visto que o teatro de bonecos se torna o carro chefe da mesma e uma de suas principais atividades, dando o nome do coletivo: Casa do Boneco.

Programação:

A programação conta com oficinas de teatro, canto, dança e percussão afro brasileira, capoeira angola, teatro de bonecos, grafitti, rap, breackdance, línguas africanas, produção de spot e contação de história. Também acontecem ações agroecológicas, rodas de conversa e tambor, sessões de cineclube e apresentações artísticas.

Inscrição:

Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição, optando por contribuir financeiramente ou trabalhando na estrutura o evento. À partir do dia 20/09 não haverá mais a opção de contribuição com trabalho pois os grupos já estão completos, restando apenas a contribuição financeira no valor de R$ 30,00 para cobrir a alimentação, além da obrigatoriedade de trazer (1) livro com temática afro-indígena e (1) brinquedo. O pagamento é facultativo somente para estudantes da rede pública, moradores de Itacaré e comunidades quilombolas, indígenas e assentadxs. A pré-programação e as informações necessárias para efetuação da inscrição estão disponíveis no link: http://casadoboneco.blogspot.com.br/2015/08/inscricoes-abertas-xiv-caruru-de-ibeji.html

Hospedagem/Alimentação:

A Casa do Boneco não dispõe de recursos para oferecer estrutura de alojamento aos participantes. Aos devidamente inscritos será garantida a alimentação durante os dias do evento. É necessário trazer o kit alimentação (prato, copo, talheres).

Contribua com o Fundo de Apoio:

O “XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas” é uma celebração comunitária realizada com a colaboração de voluntárixs e colaboradorxs de todo o Brasil. Colabore também, depositando agora mesmo qualquer valor para nosso Fundo de Apoio, na conta abaixo:

Banco do Brasil

Agência: 4105-X

Conta corrente: 8065-9

Titular: Daniele dos Santos de Jesus

Serviço:

Local: Sede da Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré. Rua Praia da Concha, nº 41- Itacaré- BA.

Data: De 30 de setembro a 04 de outubro

Evento: https://www.facebook.com/events/1673800436171862/

E- mail: casadobonecodeitacare@gmail.com

Fan page: facebook.com/casadoboneco

Telefone/ Whatsapp: (73) 9199-6986

Blog: casadoboneco.blogspot.com.br

Feitura do Caruru

Caruru de Ibeji (1) Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

DSC_7026 DSC_7244 DSCN8074 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s