Brincando CoMPaz

Com o desenvolvimento de ações desde 2010, este projeto tem se tornado grande referência entre as comunidades do entorno, no município e no estado pelo forte trabalho realizado na sensibilização ambiental, de inclusão social e construção da cidadania através do brincar. Atualmente, desenvolve  atividades permanentes de educação complementar nas áreas: desenvolvimento da linguagem, ecologia integrativa, artes e vida comunitária tem também desenvolvido atividades com educadores, bem como, participado de fóruns municipais e estaduais que envolvem a educação e o bem estar de crianças e adolescentes.

Por quê?

O brincar é uma das maneiras de formarmos seres críticos, reflexivos e ao mesmo tempo criativos. É por meio de brincadeiras que a criança expressa o que sente, trabalha a imaginação e se comunica com o outro.

Segundo Arnaldo Correa Neto, “o brincar é essencial às crianças e nos revela de diversas formas que tem poder terapêutico natural, além de constituir auxílio na boa formação infantil, nas esferas emocional, intelectiva, social, volitiva e física.”

A criança que brinca aprende a comunicar-se em diferentes linguagens, a viver em grupo, a dividir pertences, além de descobrir o mundo que a cerca. É essencial, nos tempos atuais, que resgatemos brincadeiras e brinquedos já deixados para trás, não somente pelas crianças, que hoje estão cada vez mais envolvidas com jogos eletrônicos, mas por nós adultos, que esquecemos de que o brincar nos liberta da turbulência do dia-a-dia e nos aproxima da nossa essência.

Através do aprender-brincando trabalharemos vivências e dinâmicas pedagógicas, estimulando o potencial lúdico e criativo de crianças e seus pais, enfocando também princípios e valores fundamentais para a sua formação e conscientização como seres propositivos, críticos, reflexivos, interativos dentro do meio em que vivem.

Os objetivos deste projeto são:

–  resgatar brincadeiras e brinquedos;

–  desenvolver a imaginação, a criatividade e o potencial lúdico de crianças e adultos;

–  trabalhar valores humanos;

–  formar seres críticos e reflexivos.


 

2 comentários sobre “Brincando CoMPaz

Os comentários estão desativados.