2012

I Terreiro de Chão Batido

O Terreiro de Chão Batido é um convite para  se aproximar da história de gente como a gente:mulheres, crianças e homens que fazem o jeito de Ser e Viver da/na Comunidade Morada da Paz- CoMPaz.  Pessoas que com o seu dia a dia vão aprendendo e ensinando sobre o sentir e o perceber o espaço vivido, a comumunidade. O lugar-espaço-território que faz com que a trajetória pessoal e comunitária, os valores e crenças se confirmem em provas íntimas de significados e sabedoria.

Para a Comunidade Morada da Paz- CoMPaz  o terreiro evoca um àṣé, poder em estado de energia pura, onde nascem e se perpetuam a força da ancestralidade espiritual, histórias de um povo que cultua através da oralidade o sagrado sobre as vivências constituídas pelas múltiplas formas de resiliência em que o chão batido ou chão de terra se caracterizava como o livro fiel capaz de registrar toda essa história.

Então, o que nós queremos com o Terreiro de Chão Batido? Atender ao chamado do nosso coração e partilhá-lo com você mulher, homem, ancião, erê e curumim – esse lugar que faz parte da história de todos nós, a troca de saberes culturais, gastronômicos ancestrais, arte e dança afro e indígena. Traga seu instrumento (tambor, agê, pandeiro, chocalho, sopapo, sua voz, suas mãos e seus pés) vamos nesse encontro ancorar a energia da Força Crística Feminina e firmar com fé, ação e mãos fortes esse Terreiro de Chão Batido.

Dia 09 de junho de 2012

Roteiro

10h Celebração de acolhimento– ancoragem da Força Crística Feminina

11h Círculo (re) ligando saberes

1. Encontro dos Mestres Griôs

2. Contação de histórias (contos africanos e indígenas), poesias

3. Diálogo entre tambores xamânicos africanos e indígenas

4. Preparação de gastronomia ancestral africana e indígena

12h Partilha gastronômica ancestral da culinária africana e indígena

14h Trilha da Paz – Cânticos e Rezas Sagradas africanas e indígenas

16h Polinização: encontro de todos nós, celebrando alianças e construindo pontes

16h30min Dança africana e indígena – fechamento/abertura deste ciclo

*18h30min descida para o ônibus

ORIENTAÇÃO PARA O INVESTIMENTO SUGERIDO

R$ 5,00* e item da cesta ecológica solidária:

Mudas (de frutíferas, leguminosas, hortaliças, medicinais, aromáticas)

Produtos para o preparo do alimento (proteína de soja, trigo, sucos, óleos de cozinha, temperos, arroz, feijão, grão de bico, lentilha)

Sucos naturais

Produtos de higiene (papel higiênico, sabonete,..)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: solicitamos que observe nossa carta de princípios e nossa tábua de condutas para que seu instante junto de nós possa ser de aprendizado, trocas e harmonia.

“Se você olha, observe. Se observa, repare (…)” Saramago.  Este espaço é sagrado.

SUA CONTRIBUIÇÃO É INESTIMÁVEL.

*o valor será revertido para contribuir na partilha dos custos com a luz elétrica, pois toda água consumida no evento é oriunda de poço artesiano e puxada com bomba a motor.